sábado, 27 de Abril de 2024  13:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2009

Idosos continuam a ser o alvo preferencial dos burlistas


GNR alerta idosos devido ao aumento de burlas

A GNR está preocupada com o aumento de burlas na região da Bairrada. O número de pessoas idosas que têm sido enganadas está a aumentar, registando-se novas situações de burlas, praticamente todas as semanas. A última ocorreu, na semana passada, em Perrães, quando um indivíduo extorquiu 350 euros a um idoso, com a justificação da entrega da encomenda para um filho. A caixa estava vazia.

"O "modus operandi" destes indivíduos é bastante simples e eficaz: os indivíduos apresentam-se bem vestidos (fato e gravata), exprimem-se muito bem, com voz calma e meiga e com uma conversa extremamente convincente e cativante que leva as pessoas a fazer aquilo que não querem.

Alguns indivíduos afirmam ser da Segurança Social e que pretendem ajudar os idosos a trocar o dinheiro, uma vez que as notas perderam a validade; outros dizem que são funcionários do banco e que estão ali para substituir o Cartão Multibanco velho por um novo. Após terem o cartão na sua posse, pedem o respectivo código e fogem; também costumam enganar as pessoas afirmando que o código do Cartão Multibanco passou a ter 5 dígitos, aproveitando para perguntar qual o código actual para proceder à respectiva actualização. Obtido o código, colocam-se em fuga.

Mas os estratagemas para enganar os idosos não se ficam por aqui, já que existem também os que se apresentam como familiares das vítimas e, justificando a sua aproximação com a entrega de encomendas, solicitando dinheiro em troca, assim como é frequente que os burlões informem as vítimas que ganharam um chorudo prémio ou que possuem poderes curativos e de bruxaria que afastam todo e qualquer mal das vítimas.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®